Aquela Viagem...

Dentro do avião olho e cheiro os últimos cheiros e as ultimas visões do sudoeste asiático. Recordo os momentos que tive, e aqueles que passei... Olho para o passado, e tento não pensar no Futuro longe da terra que aprendi a amar, a cidade onde vivi a minha juventude. Recordo os momentos alegres, os mais tristes, os acontecimentos e tudo aquilo a que chamamos vida... Paro para reflectir, no porque voltei e no porque parto. Cinco meses de volta pelo oriente passaram a voar e acabaram num abrir e fechar de olhos... Talvez o regresso tenha sido demasiado cedo por uma ilusão de algo que parecia mudar aquilo que não queria mudar... Neste momento, vejo e sinto que Errei. Pois aquilo que eu quero é mesmo aquela flor roxa, a flor que reguei quando precisava desabafar, a flor que me fez sorri, chorar, cantar, gritar,...

Aguardo a partida, e vejo à volta as vozes que se fazem ouvir. O Cantonês destaca-se dentro do avião, a língua pela qual me apaixonei, a língua que durante década e meia foi a voz da cidade que hoje vejo partir... Mais uma vez, olho e recordo, e reparo como o tempo voa, como os nãos passam sem uma pessoa dar por eles. – (...) –

Agora que faltam poucos minutos para partir, penso se esta será um “Adeus” ou só mais um “Ate Já”. Está quase a chega ao fim, mais uma passagem pelo Oriente e Agora vejo-me a pensar em quando é que poderei voltar a Ver e a Viver estes momentos únicos e belos que são, cada segundo neste continente onde aprendi e habituei, a Viver e a Amar.

Hong Kong, Agosto 2001

Comentários

Anónimo disse…
gostei muito do texto, muito expressivo e tem, além disso, a componente de poder me identificar muito bem com ele! =)
tens jeito, muito jeito, para ecrever, acho q deves continuar.
Anónimo disse…
Ficamos comovidas ao ler este TEU poema!!é de facto comovente!! é dificil partirmos kd keremos ficar... mas a vida é assim... e so te keremos dzr para fikares, pk n é só nessa cidade k as coisas sao perfeitas... nos proprios o criamos! bjs destas tuas amigas... Xixa e Marisa
Anónimo disse…
Wow, adorei o texto, adorei..
Nao consigo imaginar quando chegar a minha vez...
Continua a escrever :)
Anónimo disse…
Nao, nao vivo em Macau, mas vivo na Ásia, identifiquei-me de tal maneira com este mundo à minha volta. Sei que um dia terei de regressar, e que esse dia cada vez mais se aproxima, sei o quanto me irá custar, mas penso que haverá mais por descobrir, mais por viver. Tal como aprendi a Amar a Ásia serei capaz de identificar-me com outros mundos, espero eu. E de certa maneira o que escreveste é um pouco o que eu sinto em relação a determinadas coisas. Uma terra onde vivi, uma terra que aprendi amar, uma terra que me faz sentir especial!

Mensagens populares deste blogue

Minerva

Voltar